Visão
Visão mostra a importância do pensamento antecipatório e a compreensão de que o futuro depende de nossa visão do presente e de nossa relação com o passado. Corresponde aos limites pelos quais os gestores da organização conseguem enxergar dentro de um horizonte de tempo e pressupõe uma abordagem mais ampla no delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado.
A Visão reflete ainda como a organização pretende ser no futuro. É a declaração sucinta de um desejo coletivo a ser alcançado, a médio e longo prazos, que busca refletir o atendimento às necessidades da sociedade, o que significa responder às seguintes perguntas:
Para onde vamos? Qual é o nosso destino? O que desejamos ser?
O que o ISPPM quer alcançar a médio e longo prazos?
Neste prisma, a visão da instituição reside em:
Ser uma Instituição de Ensino Superior de referência na região, a nível
nacional e internacional na promoção da qualidade de ensino, produção de
conhecimentos e em práticas sustentáveis, criativas e inovadoras
integradas à sociedade.
Valores


Missão
Para o ISPPM, a sua missão institucional esclarece a sua razão de ser, justifica a sua existência para a sociedade, ou seja, revela a função social a ser exercida por ela, definindo com clareza seu propósito fundamental, o motivo pelo qual foi criada. Considerando-se, então, esse lugar social da Instituição, sua actual missão é:
Promover o desenvolvimento de actividade formativa académica e
profissional de alto nível da investigação científica e da extensão
universitária para produzir, socializar e transformar o conhecimento e a
formação de cidadãos capazes de desenvolver uma cultura profissional
que contribua para a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável.
É sua missão, portanto, gerar, difundir e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber,
visando à melhoria da qualidade de vida do ser humano, e em particular de Menongue, aproveitando as potencialidades da região mediante processos integrados de ensino, investigação e extensão, por sua vez sustentados em princípios de responsabilidade, de respeito à ética, à diversidade biológica, étnica e cultural, para garantir a todos o acesso ao conhecimento Produzido e acumulado, de modo a contribuir para o exercício pleno da cidadania, fundada em formação humanística, crítica, reflexiva e investigativa.